sábado, 23 de fevereiro de 2008

PERSONAGENS



(ao lado: John Herbert em 1948)

SMITTY: Jovem bem parecido com 17 anos, de inteligência clara, classe média baixa. Rosto forte e masculino, com suficiente delicadeza de modos e expressão para lhe suavizar alguma rudeza. Tipo de rapaz simples “às direitas” que geralmente inspira simpatia quase à primeira vista.

ROCKY: Jovem de 19 anos, duro demais para a idade, embora revele constantemente alguma imaturidade emocional. Um chico-esperto impulsionado por medos. Projecta ódio para se defender, ostentando ausência de sentimentos ou compaixão. Vive como um rato acossado: maldoso, perigoso, imprevisível. É esguio, frio, escuro, afiado como uma lâmina.

QUEENIE: Jovem de 19-20 anos, com a força de um lutador e a pele suave e branca dos louros. Sendo encorpado, move-se com graciosidade e finura quase femininas – ou seja, é extremamente preciso e calculado; de modo algum frívolo. Os seus movimentos (muitas vezes propositadamente exagerados) são grandes, solenes e extravagantes. Os traços do rosto são delicados, quase abonecados: bochechas, nariz pequeno. A expressão da boca é petulante, mimada, mas o olhar é duro, frio, azul-pálido. Cabelo fino e encaracolado como o de um bebé. Faz lembrar a Madame de um bordel... casca-grossa, cruel, voluptuoso.

MONA LISA (Leo): Jovem de 18-19 anos, com uma aparência física que imediatamente desagrada a muita gente, quer homens quer mulheres. Parece suspenso entre géneros, nem rapaz nem mulher. É magro, de ombros estreitos, comprido de pescoço e pernas mas nunca desastrado. Move-se com graciosidade não calculada. Tem uma natureza mais feminina do que efeminada – nele, a ausência de masculinidade não é dada por maneirismos mas sim pelo conjunto total, pela leveza de movimentos e suavidade dos gestos. A sua feminilidade não é agressiva… simplesmente existe. O rosto valeu-lhe a alcunha de "Mona Lisa.” Os traços são os de uma Nossa Senhora: nariz aquilino, boca aristocrática, olhos melancólicos. O contorno do rosto é oval, a expressão enigmática.

GUARDA (“Cara Santa”): Homem de traços duros, na casa dos 45-50, com ar de oficial reformado. Postura rígida, militar, sugerindo hábitos de ordem e disciplina. Impõe certo respeito o seu exterior de lei fardada mas pressente-se por trás do cara ríspida alguma preocupação ou insegurança, como se de tempos a tempos lhe perpassasse algum fantasma do passado que ele preferiria esquecer. Nesses momentos, perde à-vontade e parece muito menos impressionante apesar da farda. Tem uma úlcera gástrica que lhe causa desconforto e se manifesta por arrotos sonoros.

Sem comentários: